Blog Sol & Ar Mundo Água

Engenheiro Químico e piscina: entenda qual a relação dos dois

Categories:

Uma das profissões mais importantes quando falamos em manutenção de piscinas é a de engenheiro químico. Responsável por desenvolver produtos e processos para a indústria, esses profissionais oferecem ao mercado subsídio necessário para sua piscina estar sempre limpinha. Para homenagear os engenheiros, foi instituído no dia 20 de setembro de 2002, pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Dia do Engenheiro Químico. Desde então a data serve como marco para discutir os rumos da profissão.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre o engenheiro químico, vamos falar dos produtos idealizados por eles, primordiais na manutenção das piscinas:

Cloro: Mesmo depois de filtrada, a água continua com alguns microrganismos. A função do cloro é justamente combatê-los. A eliminação desses microrganismos ocorre por meio de uma reação química, que os deixa oxidados e inofensivos.

PH: O valor ideal para a piscina é entre 7.2 e 7.6. Se esse número estiver acima ou abaixo do valor adequado, a água e a piscina podem apresentar alguns problemas. Se estiver abaixo de 7.2, a água ficará corrosiva e poderá irritar os olhos, além de aumentar a probabilidade de destruir as partes metálicas que existem no filtro e na bomba. Já acima de 7.6, a água fica turva e obstrui os acessórios e o filtro da piscina. Por isso, o ideal é manter o pH dentro do valor adequando e garantir a qualidade da água.

Algicida: Provavelmente você já se deparou com água esverdeada em uma piscina. Essa coloração, além de transmitir a clássica sensação de água suja, também favorece a proliferação de algas. Por isso a importância da algicida. O componente químico fará o trabalho de eliminar essas água e garantir águas cristalinas na sua piscina.

Decantador: Sua função é basicamente fazer a sujeira descer, facilitando assim a remoção. Após colocar o líquido na água, é ideal manter a piscina interditada por um tempo (inclusive desligar a bomba) para garantir o efeito.

Limpa Bordas: Uma coisa que incomoda muito quem utiliza piscina é aquele aspecto oleoso das bordas. Mas saiba que existe um detergente desenvolvido para não alterar a química da água. Assim, você garante água e bordas da piscina sempre limpas.

EXTRA! Curiosidade

Sabe o famoso Prêmio Nobel? Aquele que premia pessoas que tenham dado uma grande contribuição para a humanidade. Pois é, sua criação é fruto do desejo de um dos químicos mais famosos de todos os tempos e considerado o pai da engenharia química, Alfred Nobel. Após sua morte, foi atendido um dos pedidos de seu testamento que era a criação de uma premiação reconhecendo o mérito de pessoas inspiradoras. Legal, né?

No blog da Sol&Ar você tem acesso a outros conteúdos relacionados ao universo das piscinas!

Descubra se investir em iluminação na piscina é uma boa ideia

Categories:

Se você está prestes a entregar um projeto de área de lazer, mas tem dúvida sobre indicar ou não a colocação de iluminação na piscina, chegou ao lugar certo. Sabemos que a beleza das luzes na água é indiscutível e enriquece qualquer projeto, mas será que é viável em qualquer concepção? Neste artigo iremos apontar as principais questões a serem levantadas, antes de instalar a iluminação.

>> Para começar listamos os dois modelos de iluminação disponíveis no mercado de piscinas:

LÂMPADAS DE LED

O led é uma das opções mais econômicas quando se fala em iluminação, e essa regra também é válida quando o assunto é piscina. No quesito segurança o led é muito seguro; como trabalha com tensão extremamente baixa, o risco de haver um curto-circuito é quase nulo. Outra vantagem é a diversidade de tipos de led. Você encontra no mercado nas variações branca, azul e colorida, com leds de sinalização e de potência.

ILUMINAÇÃO COM FIBRA ÓTICA

Também muito utilizada, a fibra ótica pode ser instalada de duas formas.  É possível escolher a iluminação subaquática por pontos específicos, fachos de luz e também a perimetral, que é a luz que se estende pela borda da piscina. Um ponto positivo da fibra ótica é que ela proporciona mudanças de cor, tornando a iluminação mais versátil.

>> Agora que você já sabe as peculiaridades de cada tipo de iluminação é hora de falar sobre outros pontos importantes.

VIABILIDADE DA ILUMINAÇÃO

Um dos passos mais importantes é checar se o local de implantação da piscina possui rede elétrica. Esteja em contato com o engenheiro elétrico e, juntos, estudem a viabilidade da colocação das luzes. Seja dentro ou fora na piscina.

Instalei a piscina e esqueci a iluminação, tem jeito? Tem sim! Mas se a piscina já está instalada, o projeto não contemplava iluminação e o seu cliente decidiu incluir, redobre a atenção. Isso porque nem todas as opções de iluminação poderão ser viáveis. Por isso, a dica é: encontre um profissional experiente, apresente as ideias do seu projeto, analise e escolha a opção mais segura.

IMPLANTAÇÃO

Feito o estudo de viabilidade, é à hora de instalar as luzes. Escolha profissional capacitados para a função. Pelo fato de estar dentro da água a voltagem da instalação precisa ser de 12V, evitando risco de acidente ou fuga de corrente.
Instalando as luzes

Imagine quais os pontos devem ter mais ou menos luminosidade. Faça o exercício de imaginar onde ficarão as mesas, cadeiras e outros itens que complementarão a sua área de lazer. É importante pensar que as luzes devem causar uma sensação agradável tanto para quem está dentro da água quanto para quem está curtindo do lado de fora.

Invista em revestimentos claros

Mais do que escolher os pontos da luz é importante avaliar o efeito da iluminação nos revestimentos. Por isso, opte por tons claros para ter um efeito de propagação ampliado.

Na Sol&Ar você encontra todos os itens para o seu projeto e conta ainda com a ajuda de profissionais capacitados. Confira nossos endereços clicando aqui.  

Descubra a alternativa ideal para aquecer seu spa

Categories:

Um dilema comum a quem decide investir em uma spa; qual a melhor opção de aquecimento? Com a infinidade de alternativas disponíveis no mercado você precisa conhecer a fundo sobre aquecedores para indicar o produto ideal ao seu cliente.

Por isso, trouxemos algumas peculiaridades de uma das melhores opções de aquecimento de água do mercado, o aquecedor solar. Trata-se de um dispositivo responsável por captar energia solar e transformá-la em energia térmica, transferindo calor para o equipamento da água. Mas, calma! Vamos detalhar como tudo funciona no decorrer do texto. Afinal, um bom sistema de aquecimento garante diversão o ano todo, faça frio ou sol.

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O AQUECEDOR SOLAR

As placas utilizadas para aquecer a água de um spa são especiais! Isso porque seu sistema faz com que a energia solar se transforme em águas quentinhas para o conforto do cliente. Mas não se preocupe, as placas são especialmente testadas e aprovadas com aditivo anti UV.

SUSTENTABILIDADE

O aquecedor solar também é uma opção sustentável para esquentar a água. Uma vez acionada, a água da SPA não precisa ser trocada a cada uso para se ter um banho quente. Seus dispositivos fazem com que a água se mantenha aquecida. Você precisará apenas ter os cuidados de higienização física e química. Uma economia na conta de luz e menos desperdício de água.

SOBRE OS AQUECEDORES

Os aquecedores ofertados na Sol&Ar são desenvolvidos em material de alta resistência a pressão e fácil instalação. Sua matéria prima tem o selo de qualidade Brasken, além da proteção UV. Este conjunto de fatores é o que proporciona temperatura ideal na spa o ano todo.

TECNOLOGIA

Um controlador digital é quem equilibra a temperatura da água. Funciona assim: uma bomba hidráulica é acionada à medida que a temperatura aumenta ou diminui nos coletores, este controle é feito diretamente no controlador. Por meio de dois sensores, um nas placas que coletam o calor e outro que é instalado na sucção da bomba. Assim, a partir do aquecimento ou resfriamento excessivo é acionada a bomba.

FIQUE DESPREOCUPADO!

Depois de instalado, o controlador digital regula eletronicamente a temperatura da água da spa, mais conforto e tranquilidade para o usuário.  Além disso, seus sensores controlam automaticamente a circulação da água para máxima eficiência no controle da temperatura e economia de energia.

Gostou do produto? Conheça mais detalhes clicando aqui. Agora, se você deseja ler outros conteúdos como este, é só clicar aqui.

1º Campeonato Joana Maranhão

Categories:

Você confere agora um pouquinho do 1º CAMPEONATO JOANNA MARANHÃO, que aconteceu no último sábado, 28 de julho. Com o apoio e incentivo da Sol&Ar, centenas de crianças e jovens praticaram a cidadania, por meio da natação. Foi lindo de ver!

Guia rápido: Passo a passo para escolher uma banheira

Categories:

Uma dúvida crucial de quem vai escolher um elemento para incrementar a área de lazer da casa é: como escolher a banheira ideal? As dúvidas surgem de onde menos esperamos, não é mesmo? Por isso, se você está prestes a adquirir uma banheira para o seu imóvel, algumas etapas precisam ser vencidas. Escolher o modelo, a localização de implantação e até os acessórios podem se tornar uma tarefa quase impossível para quem é leigo no assunto.

Mas não se desespere! Com este guia ficou fácil encontrar a banheira que se encaixa perfeitamente a sua necessidade.

Primeiro passo!

  • Escolha o tamanho: Tenha em mente o número de pessoas que a sua banheira deve comportar. Não se esqueça de contar com os amigos! No mercado você encontra banheiras SPA de três a seis pessoas.
  • Escolha a localização: Esta etapa é imprescindível! Contate o profissional de sua confiança para fazer o estudo de viabilidade da implantação. Afinal, dê nada adianta adquirir o produto no local, e não conseguir dar continuidade as próximas etapas. Aqui vale lembrar também do meio de transferência do produto da loja até o imóvel. Existe, por exemplo, prédios e até casas, de difícil acesso. Por isso, faça um estudo completo para não ter surpresas.  

Segundo passo!

  • Escolha o modelo e os acessórios: As banheiras são pré-fabricadas e no mercado você encontra uma infinidade de modelos, (confira os modelos da Sol&Ar clicando aqui). Mas os acessórios você pode acrescentar, como, por exemplo, jatos extras, travesseiros, cromoterapia e alças de apoio.
  • Contrate bons profissionais para instalação: Após definir o uso é preciso se atentar se há espaço suficiente, por isso, um profissional nesta hora e muito importante. Já podemos adiantar que a instalação pode ser de alvenaria, abas ou decks de fechamento.

HORA DE APROVEITAR!

Com todos os itens em atividade é hora de desfrutar dos momentos de lazer e relaxamento. Ter um SPA em casa irá proporcionar a você e seus convidados qualidade de vida. Já imaginou chegar do trabalho exausto e entrar em uma banheira? Você merece este conforto!

DICA DE ECONOMIA

Você pode reutilizar a água da banheira para limpar áreas externas ou para descarga em vasos sanitários. Afinal, cuidar do meio ambiente é prezar pela sua vida também.

Quer ver outros conteúdos como este? Basta clicar aqui! Com apenas um clique direcionaremos você.  

Descubra como escolher a banheira ideal para o seu cliente

Categories:

Uma dúvida comum a quem quer montar um mini SPA em casa é qual produto escolher. Banheira de hidro? Banheira SPA? Ou ôfuro? As diversas opções disponíveis no mercado confundem a mente do consumidor final e só você, profissional da construção, tem nas mãos o poder de orientá-los. Mas convenhamos muitas vezes à dúvida vai além do conhecimento técnico. Por isso, preparamos uma lista com o direcionamento ideal de cada tipo de banheira. Agora ficará fácil identificar o produto certo para a necessidade do seu cliente.

Listamos abaixo os três tipos mais utilizados de banheira. Mas lembre-se: A Sol&Ar trabalha com diversos produtos, caso nenhuma das opções atenda a sua necessidade, contate-nos clicando aqui.

banheira

BANHEIRA DE HIDRO

As banheiras são normalmente utilizadas em banheiros e em salas de banho. Ou seja, ambientes internos. Sua função é oferecer horas de relaxamento ao usuário e, claro, a opção de banhar-se. As banheiras podem ser individuais ou em duplas.

BANHEIRA SPA

Os spas são tipicamente para as áreas externas, são maiores que as banheiras e cabem mais de duas pessoas. São ideais para clientes que querem dar um “up” no espaço de lazer. Costumam ter assentos confortáveis e vários jatos de água. Alguns modelos incluem cromoterapia, sendo perfeita para o relaxamento.

spa
ofuro

OFURÔ

Já os ofurôs são originalmente orientais e de madeira. Costumam ser bem mais altos em comparação as outras banheiras, chegando a cobrir os ombros de quem está o utilizando sentado. Habitualmente são arredondados, sem banco interno, imitando a posição fetal. Sua capacidade é de três ou mais pessoas.

DICA EXTRA!

Antes de instalar qualquer modelo de banheira certifique-se do espaço disponível. Muitas vezes o cliente por não ter o conhecimento de um profissional imagina um projeto inviável. Por isso, dedique um bom tempo de planejamento junto ao cliente. Assim, ao final os dois lados saem ganhando. Você pelo trabalho de excelência e o cliente, feliz com o novo investimento!

Conheça a linha completa de banheiras da Sol&Ar clicando aqui.

Férias: prepare sua área de lazer para receber seus amigos e familiares

Categories:

Com a chegada das férias escolares é preciso criar atividades para entreter as crianças e divertir os adultos. Nas férias de julho em especial, por serem mais curtas, nem sempre é possível fazer uma viagem ou até passeios mais longos. Por isso, nada mais agradável do que aliar ao convívio familiar e dos amigos a uma área de lazer completa. Aqui vale aquele ditado: o melhor lugar do mundo é a nossa casa! Aproveite os dias de folga para usufruir da piscina (se for aquecida melhor ainda. O investimento triplicará o seu uso), churrasqueira, salão de jogos, Tv e outros itens que fazem da sua casa o melhor lugar de lazer. Agora, se você ainda não tem uma área de lazer esse é o momento de se planejar para as próximas férias.

Listamos dicas simples para você replicar na rotina da sua casa nas férias e desfrutar ao máximo da sua área de lazer.

PIQUENIQUE

Não há quem resista! Prepare uma boa cesta de pães, bolachas, sucos e frutas e convoque a galera para fazer um piquenique ao redor da piscina.

GINCANA NA ÁGUA   

Com a tecnologia sendo inserida cada vez mais cedo na vida das pessoas, nenhuma criança fica mais sem um produto como tablets ou celulares em mãos. Uma ótima alternativa é preparar uma gincana na água para animar a garotada. Aqui vale o tradicional caça ao tesouro, brincadeiras com bola e até uma mini competição de natação. Use a imaginação!

DICA EXTRA

Gincana da camiseta molhada, uma brincadeira divertida que irá unir todas as idades, funciona assim: cada equipe deve se dividir em dois, posicionando-se de um lado e do outro da piscina, formando uma fila. É entregue ao primeiro de cada equipe de um dos lados somente uma camiseta previamente molhada. Ao sinal do apito o participante deve vestir a camiseta fora da piscina, pular na água e atravessar nadando; ao chegar ao outro lado deve sair da piscina, tirar a camiseta e entregá-la ao primeiro da fila de sua equipe, que vestirá a camiseta e fará o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham atravessado a piscina. Vence a equipe que terminar a prova primeiro.

PREPARE UM ALMO-JANTA

Quem nunca ouviu o famoso “almo-janta” não sabe o que está perdendo. Trata-se de um almoço, normalmente com início às 14h, que se estende até o fim dia, chegando à noite. Uma oportunidade única de dedicar mais tempo aos amigos e a família e ainda exercitar seus dotes culinários.

DECORAÇÃO TEMÁTICA

Use a imaginação e, a cada encontro, faça uma decoração diferente. Use o espaço da piscina para distribuir bóias e balões coloridos, abuse dos materiais reciclados e convide as crianças da casa para ajudar. Além de ter uma decoração nova a cada dia é mais uma forma de entreter a garotada nas férias. Ah! Quanto aos temas da decoração, que tal começarmos com safári? Vamos tentar?

Você também vai gostar dos outros conteúdos da Sol&Ar! É só clicar aqui e conferir todas as dicas do blog.

Faça novos negócios usando o tema Copa do Mundo

Categories:

Spoiler: seus projetos com hidromassagem irão elevar consideravelmente após você ler as dicas! 

Estamos em ritmo de Copa do Mundo e nada melhor do que aproveitar o Mundial de futebol para fazer novos negócios. Já pensou na infinidade de produtos e serviços que você pode oferecer usando o tema esporte? Escolhemos apenas um para abrir seu horizonte de possibilidades; o uso de hidromassagem nos seus projetos.

Vamos pensar juntos; se um atleta de alto rendimento se beneficia de imersões em banheiras de hidromassagem, imaginemos nós, reles mortais, em busca de qualidade de vida.

> Por isso, preparamos um guia com 6 dicas para você incentivar seu cliente a investir em  banheira de hidromassagem. Sejam em residências, clubes e, claro, centros esportivos!

1) Tratamento de lesões

Atletas de alto rendimento se beneficiam constantemente da hidroterapia, reconhecida mundialmente como alternativa para tratar lesões musculares, contusões e torções em conjunto com técnicas de fisioterapia. Portanto, a hidromassagem é comprovadamente uma aliada na reabilitação.

2) Alívio de dores nas articulações

Pessoas com doenças como artrite e artrose podem se beneficiar muito com sessões de hidromassagem. Isso porque os vasos sanguíneos dilatam com o calor da água, fazendo o sangue fluir melhor por eles e reduzindo o incômodo nas articulações e juntas.

3) Limpeza de pele

O calor e umidade de um banho de hidromassagem fazem os poros do rosto dilatar, facilitando a liberação de impurezas. Combinado a uma esponjinha vegetal e um bom sabonete para o rosto, você ajuda seu cliente a ficar com a pele mais bonita e, de quebra, economizar na limpeza de pele. Até pequenos cuidados são fundamental para manter o aspecto viçoso da pele.

4) Relaxamento

Além do relaxamento físico, um dos benefícios da hidromassagem é a redução do estresse mental pela liberação de endorfinas — hormônio relacionado ao bom humor, que tem efeito antienvelhecimento por ajudar na eliminação dos radicais livres.

5) Eliminação de metabólitos

Se você nunca escutou a palavra, não se preocupe! Comumente falada nos centros de treinamentos, os metabólitos são uma espécie de “lixo” que o nosso corpo produz depois da prática de atividade intensa. Para eliminar essa impureza do corpo, atletas costumam imergir em hidromassagens cheias de gelo. Parece estranho, mas a prática é amplamente usada e trás inúmeros benefícios para a recuperação muscular.

6) Melhora a qualidade do sono

A hidromassagem, quando feita à noite, poucas horas antes de deitar, alivia a tensão e faz o corpo relaxar. Incremente ao banho sais de banho e uma iluminação aconchegante, pronto! Você acaba de criar o ambiente ideal pra seu cliente ter uma noite de sono profundo e revigorante.

Se liga na curiosidade!

Durante as Olimpíadas do Rio 2016 o multicampeão olímpico e mundial, Usain Bolt (considerado o homem mais rápido do mundo!), usufruiu da imersão em hidromassagens de gelo. A prática está registrada em cenas do documentário, “I am Bolt”, exibido no Netflix e que conta a trajetória do jamaicano. Outra curiosidade é que a marca da hidro utilizada por Bolt é brasileira e uma das líderes no mercado, a Albacete.

Gostou do tema? Coloque em prática e volte para nós contar quantos novos negócios você fechou? Adoraríamos receber o seu feedback.   

Quer ver outros conteúdos como este? É só clicar aqui.

Saiba por que você deve investir no aquecedor de piscina

Categories:

Se no calor intenso entrar em uma piscina é a melhor opção para refrescar-se, no frio, contar com um aquecedor eficiente pode garantir a utilização da sua piscina por mais vezes no ano. Por isso, se você está pensando em investir em um aquecedor, não deixe de ler as dicas abaixo.

Listamos aqui, os fatores que devem ser considerados na hora de escolher a melhor forma de aquecer a água da sua piscina:

Em primeiro lugar saibam quais são os 4 principais tipos de aquecedor para piscina:

– Solar (placas no chão ou teto que captam a energia solar e enviam calor para a água).

– Elétrico (também chamado de “bomba de calor”, uma espécie de ar-condicionado invertido que retira o calor do ambiente e transfere para a piscina);

– A gás (sua tubulação é instalada abaixo do piso e o equipamento, normalmente, fica externo – por segurança. Movido a botijão específico para aquecer água);

– Á lenha (que usa madeira, como um fogão a lenha);

1 – Avalie o tamanho da piscina

As dimensões da piscina e as condições climáticas podem ser decisivas para a escolha do aquecedor mais adequado. Ao projetar a instalação na sua piscina, considere se ela está enterrada ou em laje, se é externa ou interna, se na região esfria muito ou faz calor constantemente, tudo isso vai influenciar a potência necessária para o aquecimento.

2 – Escolha profissional especializado

Dê nada adianta escolher o aquecedor ideal para sua necessidade e não investir em um profissional especializado. Instalar aquecedor na piscina não é tarefa simples. O profissional deve conhecer bem o tipo de aquecedor escolhido para você não perder tempo e dinheiro.

3 – Avalie o custo do equipamento

Um dos aspectos importantes na escolha do sistema de aquecimento é o custo para colocá-lo em funcionamento. Converse com um profissional e saiba quais são as maneiras e os gastos que você deverá ter com o equipamento. Estude a melhor opção, conforme o seu orçamento, e usufrua da sua piscina o ano todo.

 

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o aquecimento da água da sua piscina? Na Sol e Ar Mundo Água temos uma equipe técnica altamente qualificada para ajudar você nessa escolha. Converse conosco!

Passo a passo para você não errar na hora de construir uma piscina

Categories:

Primeiramente: construir uma piscina não é tarefa para aventureiros que trabalharam com construção nem tampouco para pessoas inexperientes, vocês profissionais da área sabem bem! Cada etapa do planejamento deve ser feita da maneira correta e com muita atenção aos vários detalhes – desde a preparação do terreno até a colocação da piscina e manutenção para evitar problemas futuros.

Por isso, antes de aceitar o contrato para construir uma piscina, alguns pontos importantes devem ser observados para que você entregue um produto de excelência.

Preparamos um passo a passo com 4 etapas importantíssimas na construção de uma piscina, vamos a elas…

1) Estude o local da construção da piscina
Uma das etapas mais importantes no processo de construção é escolha e preparação do local onde a piscina será construída. A preparação do local deve ser feita criteriosamente e sempre levando em consideração o tipo da piscina. Avalie se o local escolhido está longe de fios elétricos, cabos de alta tensão, se a capacidade de drenagem do local suporta a construção e, ainda, se a tubulação de esgoto está em conformidade com o projeto.

Dica bônus: É bom também se certificar de que você tem permissão da Prefeitura para construir a piscina ali e também de que o terreno suporta a estrutura da piscina e sua capacidade máxima de água.

2) Escolha a piscina conforme a necessidade do cliente
Antes de iniciar a construção, converse com seu cliente e avalie qual o modelo da piscina é o ideal para sua necessidade. Informe detalhadamente qual o método de construção, periodicidade nas manutenções futuras, durabilidade do motor da bomba e dicas de manutenção caseira. Isso irá evitar dores de cabeça completamente previsíveis.

3) Melhor posicionamento
Um fator importante é checar a posição da piscina. Essa etapa irá determinar outros aspectos como: acessibilidade à maquinaria, por exemplo. Além disso, é importante escolher um lugar no qual a privacidade seja maior, com relação aos olhares dos vizinhos. Descarte aquelas regiões que tenham raízes de árvores ou plantas que possam dificultar a escavação ou levantar o solo depois, provocando futuras imperfeições na piscina.
Dica bônus: Atente-se também para não posicioná-la perto de árvores ou arbustos que soltem muitas folhas e sujeira, isso economizará tempo e dinheiro com a manutenção do seu cliente.

4) Dê atenção à manutenção
Além de executar o projeto de construção da piscina é importante pensar em como seu cliente irá cuidar da manutenção, ou seja, gasto de tempo e dinheiro. Alguns trabalhos você pode orientá-lo a serem realizados por conta própria (limpeza, depuração da água, etc) ou, indicar uma empresa de confiança para realizar serviços como, revisão dos níveis de pH, cloro, troca da areia do filtro e outros. Existem também outras opções que podem ajudar a economizar com a manutenção da piscina como, instalar uma cobertura, investir em um aspirador automático ou mantê-la cheia e limpa também durante o inverno.

E aí, gostou das dicas? Continue acompanhando os conteúdos da Sol&Ar acessando os conteúdos do nosso blog.