A drenagem de uma piscina

A drenagem da água é um processo que faz parte de sua manutenção. O uso de uma bomba de imersão é necessário para realizar esse procedimento corretamente. Com o auxílio desse equipamento, drenar a piscina se torna uma tarefa fácil de ser executada, entretanto, problemas podem surgir se as seguintes precauções não forem tomadas:

Desligue a eletricidade

Desligue todo e qualquer tipo de equipamento de circulação de corrente no momento em que for realizar a drenagem. Verifique se as luzes águas localizadas debaixo d’água estão desligadas ou se não estão conectadas a um temporizador.

Algumas piscinas contam com interruptores dentro de casa e estes não podem permanecer ligados no momento da drenagem, de modo a evitar acidentes. Deixe a família ciente sobre a razão pelo qual os interruptores permaneceram desligados, pois isso garantirá a segurança de todos.

Aspetos de segurança na drenagem da piscina

Uma fita amarela ao redor do deck deve ser colocada ao drenar uma piscina, não importando qual o tipo de piscina que tenha na sua casa. Essa medida servirá de alerta e afastará os visitantes que não se atentarem ao procedimento que está sendo feito, além de impedir que pessoas pulem na piscina vazia. Colocar sinalizações em volta do deck da piscina como forma de aviso sinalizará com segurança que a piscina está em manutenção e não pode ser utilizada por alguns dias.

Como retirar a água da piscina

Ao realizar a drenagem com o auxílio de mangueira e bomba de imersão, direcione a água para uma plataforma de drenagem, caso for possível. Essa atitude conduzirá a água para um canal específico de drenagem, evitando inundações no quintal ou no jardim, o que poderia causar erosão e danos no solo.

Durante alguns minutos, verifique o fluxo da água depois que a água da piscina começar a ser bombeada. Isso deve ser feito, pois alguns resíduos, objetos, folhas e gravetos podem atrapalhar a passagem da água. Ligue mangueiras e aspiradores, caso a drenagem da plataforma não for suficiente para acomodar todo o fluxo da água, e direcione a água para as ruas. Verifique o fluxo de água e veja se os caleiros não estão entupindo e inundando a rua.