Como assegurar o pH da água da sua piscina

Aqueles que tem uma piscina em sua residência já ouviram falar sobre os níveis de pH. Essa sigla significa “Potencial Hidrogeniônico”, que se refere ao poder que determinada substância tem de concentrar íons H+. Em outras palavras, é a mediação da quantidade de íons de Hidrogênio presentes na água da piscina, determinando se ela está alcalina (básica), neutra ou ácida.

Controlar o pH da água da piscina é de suma importância para garantir a qualidade da água e também a durabilidade dos equipamentos e da piscina. Além disso, os níveis de pH da piscina são importantes para a segurança e limpeza do local e garante a eficiência do cloro. Veja abaixo como assegurar o pH da água da sua piscina.

Kit de pH

É importante ter sempre um kit de verificação dos níveis de pH em casa. Os modelos mais tradicionais contam com tiras de papel de Tornassol que mude a coloração ao entrar em contato com a água e indica qual é o nível de pH da piscina. É possível encontrar aparelhos eletrônicos para a medição do nível de pH da piscina.

Verificar duas vezes por semana

Verifique o nível de pH da piscina duas vezes por semana, no mínimo. Aumente o número de verificações em épocas que a piscina for utilizada com maior fre1uência, de modo a assegurar que um local mais limpo e um pH estável.

Qual o nível de pH normal?

Em termos químicos, o recomendado é que o pH da piscina fique acima de 7 e abaixo de 8, sendo um pH mais básico. Níveis entre os 7.2 e os 7.6 são considerados bons, com um indicador ideal entre os 7.4 e 7.5.

Controlar e acertar. O controle dos níveis de pH é fácil de ser realizado e é um hábito de manutenção da piscina. Acertar esse nível sempre que necessário é muito importante para a segurança daqueles que utilizam a piscina. Para que o pH normal seja assegurado, pode ser preciso aumentar ou abaixar o indicador. Um ácido será necessário se o pH estiver alto e uma base será necessária se o pH estiver baixo.

Como restaurar o nível?

Ligue o sistema de filtro da piscina antes de adicionar o ácido ou base necessária para restaurar o nível de pH da água. Com o sistema ligado, a água ficará em circulação, evitando que o químico fique apenas em uma região da piscina. Utilize luvas e óculos de proteção quando for realizar essa tarefa. Adicione o químico na área de maior profundidade da piscina e introduza-o em pequenas quantidades. Depois de uma hora do procedimento realizado, teste o nível de pH. Caso seja necessário adicionar mais químico, teste novamente depois de uma hora de feito esse procedimento. Esse processo deverá ser repetido até que o nível de pH volte ao normal.

Solicite um orçamento (Preenchimento obrigatório)