Unid. Sion: (31) 3289-8888 | Unid. Lagoa Santa: (31) 3681-6423 | Whatsapp:(31) 99683-5439
Como usar sua Sauna com segurança

Como usar sua Sauna com segurança

1 Leia as instruções referentes à sauna que você está utilizando.

A maioria das saunas terá suas próprias dicas de segurança e avisos de cuidado. É importante familiarizar-se com estes avisos antes de utilizar a sauna. Se você não encontrar quaisquer instruções, pergunte à pessoa que esteja no comando ou ao responsável por tomar conta da sauna, eles deverão ter maiores informações.

  • Cheque a temperatura. A temperatura máxima para saunas pode variar de acordo com o seu país. No Canadá e Estados Unidos é de 90 ºC. Alguns países da Europa permitem temperaturas muito mais elevadas, o que pode ser inseguro.
  • A temperatura parece adequada para você ou está muito quente? Se você considerar que está muito quente, pergunte se pode ser desligada ou se a temperatura pode ser diminuída, do contrário, retire-se.

Esteja saudável.

Saunas são geralmente seguras para a maioria dos usuários, mas algumas pessoas precisam tomar precauções extras ou mesmo evitar o uso da sauna. Em particular, você precisa reconsiderar o uso da sauna caso:

  • Possua uma angina pectoris (angina de peito) irregular, pressão sanguínea irregular, ritmos anormais de batimento cardíaco, problemas mais sérios de coração, caso tenha tido algum infarto recente ou uma severa estenose aórtica.
  • Esteja grávida ou tentando engravidar (devido ao risco de elevar a sua temperatura central do corpo, podendo ocasionar desmaios, cólicas ou sofrer de exaustão por calor ou insolação).
  • Seja uma criança ou responsável por uma. Muitos locais não aceitam crianças abaixo de uma determinada idade na sauna.
  • Esteja mal por qualquer que seja a razão. Pergunte ao seu médico o que ele acha, já que algumas doenças, tais como resfriados, podem inclusive ser tratados ou aliviados com um curto tempo em uma sauna.
  • Se sinta mal durante algum momento na sauna – saia imediatamente.

Esteja bem hidratado(a).

É possível sofrer de desidratação em uma sauna. Isso pode levar à insolação se você não repor a quantidade de líquidos em seu organismo. Água e isotônicos são adequados, mas nunca consuma álcool antes ou durante o uso da sauna. Também é aconselhável que você não use uma sauna se estiver de ressaca. Beba entre 2 e 4 copos de água após a sauna.

Não utilize a sauna caso você esteja utilizando medicamentos.

A menos que você tenha a permissão de seu médico, esteja do lado da precaução. Alguns medicamentos podem impactar e prejudicar o seu suor, causando-lhe um super aquecimento rapidamente. Esclareça tudo isto com seu médico primeiramente.

Utilize trajes adequados.

Se você não está convencido(a) da limpeza da sauna, é uma boa ideia utilizar sandálias ou itens similares em seus pés. Em algumas saunas, as pessoas entram nuas – além de seus sentimentos pessoais em relação a isso, você pode considerar deixar algumas peças de roupa caso você esteja desconfortável quanto à higiene em uma sauna pública.

  • Considere sentar-se em uma toalha em uma sauna pública, ao invés de sentar-se diretamente no banco.

Evite ficar muito tempo na sauna.

O tempo apropriado para se ficar em uma sauna é entre 15-20 minutos, no máximo, e caso você sinta que está muito quente ou desconfortável, fique menos. É melhor entrar e sair, tendo intervalos com temperatudas mais baixas, do que assar na sauna por muito tempo.

Resfrie o seu corpo gradualmente após a sauna.

Algumas pessoas gostam de tomar um banho com água morna antes de se vestir após a sauna. Isto dependerá de como você se sente confortável, mas não é uma boa ideia sair da sauna diretamente para um choque térmico em um ambiente com temperaturas muito baixas.

Fonte: wikihow.com

Fechar Menu