Unid. Sion: (31) 3289-8888 | Unid. Lagoa Santa: (31) 3681-6423 | Whatsapp:(31) 99683-5439
Nadar pode ser a solução – Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Nadar pode ser a solução – Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Natação: a solução para obesidade infantil

Você sabia que mais de 33% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos estão com excesso de peso? Os dados assustadores do Governo Federal nos faz refletir de como tem sido os hábitos das crianças a nossa volta.

Se você não tem filhos, com certeza convive ou já conviveu com crianças e sabe bem como é. Energia de sobra e um paladar, digamos, infantil. Se fizermos uma enquete dos pratos preferidos das crianças, teremos na lista; hambúrguer, batata frita, refrigerante, doce, sorvete e por ai vai…

Vilões

Se somarmos a má alimentação, o sedentarismo predominante na geração Alpha (nascidos depois de 2010), causado, muitas das vezes, pelo uso excessivo de produtos eletrônicos, fechamos a conta com um saldo negativo para saúde. Em partes, o estilo de vida dos dias atuais acaba tornando-se, também, um dos vilões. São famílias com pais e mães “sem tempo” para cuidar da alimentação do filho e, mais, vendado a um problema seriíssimo que é a obesidade infantil.

Meu filho está obeso?

Para saber se uma criança está acima do peso recomendado ou com obesidade, é necessário fazer a conta do IMC (índice de massa corporal). Para adultos, normalmente as medidas são específicas: IMC entre 18,5 e 25 é normal, enquanto acima de 25 já representa sobrepeso e além de 30 já é obesidade. Já nas crianças a faixas de IMC mudam de acordo com a idade e o sexo. Por isso, ao menor sinal de sobrepeso, é importante pedir orientação a um médico. Com o auxílio de tabelas especificas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o profissional saberá a melhor forma de orientar.

Atividade física: uma grande aliada

Incentivar o gosto por uma atividade física é um dos melhores recursos para a obesidade e, é até mesmo, uma forma de prevenir. Além, claro, de todos os benefícios para o desenvolvimento das crianças.

O poder da natação para a saúde infantil

Sabemos que o esporte de preferência nacional é o futebol. Mas você saiba que a natação é considerada uma atividade completa? Uma das primeiras vantagens a frente dos demais é o fato de ser praticada na água. Os movimentos realizados a cada braçada trabalham o sistema motor das crianças e, em paralelo, o sistema cardiorrespiratório, fazendo com que o coração se torne mais forte. Com a circulação sanguínea “potente”, a queima da gordura excedente fica ainda mais fácil para o organismo.

Quer mais?

Psicologicamente, a natação aumenta a autoestima das crianças, que se mostram mais seguras e, em geral, mais independentes. Sem conta no caráter lúdico da atividade que leva ao relaxamento mental.

Por isso, antes de se acomodar ao ver uma criança do seu convívio, quietinha, com algum aparelho eletrônico na mão, apresente a natação a ela! Além de cuidar da saúde, se exercitar na água também pode ser muito divertido.

Na Sol&Ar temos opções de piscinas para todas as idades. Que tal fazer da sua casa uma extensão das escolas de natação? Crie momentos felizes com familiares e amigos com um dos nossos produtos.

E aí, gostou do conteúdo? Aqui no blog da Sol&Ar você encontra muito mais conteúdo de qualidade!

Fechar Menu