5 perguntas para fazer antes de escolher o arquiteto da sua área de lazer

Você vai finalmente tirar o sonho da sua área de lazer do papel, mas está cheio de dúvidas quanto a escolha do responsável pelo projeto e obra? Calma! Isso é normal. Todos sabemos que a escolha de um profissional ruim pode tornar seu grande sonho um verdadeiro pesadelo. Por isso, contar com o apoio de um arquiteto é fundamental para que o seu projeto seja realizado da melhor forma possível. Afinal, ele tem conhecimentos técnicos, funcionais e estéticos para idealizar e concretizar seu sonho. Ele irá levar em consideração todos os aspectos necessários para isso, como: desejo do cliente, sustentabilidade, viabilidade, orçamento, técnicas, características climáticas etc. Para que você consiga escolher o profissional ideal para tornar seu sonho realidade, este artigo traz as 5 perguntas que você deve fazer antes de escolher um arquiteto para sua área de lazer.

1 . Quais as referências do arquiteto?

Esta deve ser a primeira pergunta na hora de se contratar qualquer serviço. Boas referências são as credenciais de qualquer profissional. Se certifique de que ele possui registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e as qualificações técnicas necessária para realizar o que sua obra demanda, pesquise outras obras que ele tenha realizado e converse com antigos clientes deste profissional.

2. Qual a área de atuação do arquiteto?

Se você quer construir uma área de lazer, não vai buscar um profissional que seja especialista em arquitetura comercial. Procure alguém capacitado para realizar os serviços que você deseja. Essa atitude pode fazer toda a diferença na entrega da proposta.

3. Com quais fornecedores o arquiteto trabalha?

De nada adianta escolher um profissional qualificado, se os materiais da obra tiverem uma procedência duvidosa. Um trabalho de excelência em arquitetura exige produtos de qualidade. Faça uma pesquisa, confira a qualidade dos materiais que ele utiliza, a reputação da empresa, tempo de atuação no mercado e, claro, as avaliações de outros usuários.

4. Qual o custo-benefício

Muitas vezes, por falta de experiência na contratação de um arquiteto, alguns consumidores acabam pagando muito caro pelo serviço. Por isso, é importante fazer uma pesquisa antes de aceitar qualquer proposta. Porém, tenha em mente também, que os valores cobrados por cada profissional podem variar de acordo com a especialização e experiência de cada um. Uma forma de se assegurar, é checar a tabela do CAU. Ela fornecerá uma boa referência sobre os preços das atividades executadas por cada arquiteto.

5. O arquiteto faz o acompanhamento da obra?

Certifique-se de que o trabalho do arquiteto não termina na criação do projeto. Ele é o profissional adequado para acompanhar o andamento da obra desde a compra dos materiais, pela contratação de mão de obra, até a supervisão de todas as etapas da construção. Isso pode evitar que você tenha dores de cabeça com problemas durante o processo. Pronto, agora que você já sabe o que deve se perguntar antes de escolher um profissional para realizar o sonho da sua área de lazer, é hora de tirá-lo de papel. A Sol & Ar te ajuda nisso. Visite nosso site e conheça nosso catálogo de produtos! Ainda tem dúvidas?  A Gisele, nossa gerente de relacionamento, pode te ajudar! Converse com ela!

Solicite um orçamento (Preenchimento obrigatório)