No artigo de hoje nos direcionamos aos profissionais que entendem o conceito de hospitalidade e sabem como servir com excelência e empatia. Especialistas em oferecer a melhor recepção e estadia, os hoteleiros transformam ambientes com seus conhecimentos e dedicação, promovendo satisfação e conforto. Nada mais justo que dedicar o dia 09 de novembro à categoria.

É pensando no Dia do Hoteleiro e em sua arte de saber receber bem, que a Sol e Ar dedica o conteúdo deste texto às melhorias que podem ser adicionadas ao exercício de agradar seus hóspedes. Já pensou em oferecer em seu hotel algo que proporciona relaxamento da musculatura, alivia dores, promove limpeza e hidratação da pele, ajuda na prevenção de celulite, e é um agente poderoso no combate às doenças do sistema respiratório? Se sim você precisa adquirir uma sauna.

Tanto nos dias frios de inverno como no calor do verão brasileiro, a sauna é uma opção muito comum a quem busca um tempinho para relaxar o corpo e a mente, além de proporcionar uma sensação de bem-estar e tranquilidade que até facilita o sono.

Existem dois tipos de saunas: à vapor (também conhecida como sauna úmida ou banho turco) e a sauna seca (ou finlandesa), que utiliza pedras ou outro material que é aquecido, sem liberar vapor. Algumas diferenças entre elas podem ajudá-lo no momento da escolha, por isso citaremos os benefícios e vantagens de cada uma:

Sauna à vapor

A sauna úmida é a mais comum no Brasil e tem seu calor produzido por geradores, que usam energia elétrica, gás ou lenha para aquecer a água e produzir vapor. Seus geradores de vapor variam quanto a sua capacidade, fonte de alimentação de energia e quanto as próprias orientações para instalação. Por se tratar de uma sauna úmida, o cômodo ou cabine exige um revestimento com materiais que resistam não só à temperatura, mas também à umidade, como cerâmicas, pastilhas e alguns tipos de pedras. Sua temperatura ideal atinge normalmente de 40o a 50o.

A sauna à vapor é geralmente associada ao uso de eucalipto, hortelã, capim-cidreira e outras essências que ajudam a beneficiar a saúde respiratória e tornar o ambiente mais agradável. Além do relaxamento, é comprovado que o calor emitido estimula a circulação sanguínea, além de combater hipertensão e estresse.

Sauna seca

Originária da Finlândia, a sauna seca é mais frequente no sul do Brasil, por se tratar de uma região mais fria e com uma influência maior da colonização europeia, onde as saunas secas são preferidas. Suas salas são revestidas de madeira que necessita ser macia e seca, como o pinho finlandês, cedro ou mogno, para que suporte a temperatura. O funcionamento depende de um gerador de calor, que através de resistências ou lenha, aquecem o ar acima dos 80o e podendo ultrapassar mais de 100o.

Caracterizada pela ausência de vapor, a sauna seca provoca uma maior transpiração e aumenta a eliminação das toxinas presentes no corpo, além de acelerar o metabolismo com incentivo a queima de calorias. Outro grande destaque da sauna seca é que ela pode ajudar na melhora da circulação sanguínea, por ter efeito vaso-dilatador.

Agora que você conhece os tipos de sauna e seus benefícios, já pode incluir uma em seu hotel. Avalie qual equipamento se encaixa no modelo que será construído e ofereça a seus hóspedes os benefícios de relaxamento, bem-estar e saúde que um banho de sauna pode trazer.

Conheça as melhores opções de saunas para seu hotel aqui! Temos uma equipe especializada para orientar ou instalar qualquer um dos ambientes.