4 Maneiras de aquecer a água da sua piscina

Fonte: Portal Piscina

 Foto: Sol e Ar

Poder entrar em uma piscina, sem ter que se preocupar com a temperatura da água é algo bastante prazeroso, que, além disso, torna a utilização da piscina muito maior, incluindo os dias de verão não muito quentes ou o período de inverno. Para realizar este aquecimento existem diversas maneiras, que facilitam os mergulhos tornando-os mais agradáveis e não comprometendo totalmente a utilização da piscina, com a aparição do sol.

Esta missão, antes submetida somente ao aquecimento natural, pode ser realizada através de aquecedores elétricos, aquecedores solares, trocadores de calor ou bomba de calor, ou aquecedores á gás. Cada aparelho irá desempenhar a mesma função, porém, de diferentes maneiras. O mais popular entre os diferentes tipos, é o aquecedor elétrico. Podendo estar ligando durante todo o ano, torna o uso da piscina mais frequente. Funciona de forma bastante simples, sugando uma parte da água da piscina para um tanque de aquecimento, onde de seguida, a água já aquecida é bombeada de volta para a piscina. Este aquecimento constante torna possível a utilização da piscina quente durante a época do inverno. Este tipo de aquecedor já pode ser encontrado facilmente no mercado, de diferentes marcas e valores. Seu preço é considerado acessível, se comparado ao aquecedor solar, por exemplo. Seu consumo elétrico é de 24 KW/h, o que equivale a cinco chuveiros elétricos. O primeiro aquecimento realizado, leva cerca de 20 horas para estar completo. O trocador de calor ou bomba de calor, conforme o nome já sugere, funciona da seguinte forma: retira o calor da atmosfera, transferindo-o para a água, que circula até a bomba. O primeiro aquecimento leva cerca de 36 horas para ser feito, porém seu consumo é bem menor do que o do aquecedor elétrico, apenas 3 KW/h conforme for a temperatura ambiente. Sua desvantagem é que durante o frio, demora mais para aquecer a água. Para conseguirmos obter a temperatura ideal, é necessário realizar determinados cuidados, como dimensionar o trocador de calor conforme a área de superfície e profundidade da sua piscina, para não haver perda de aquecimento. Em casos de ambiente aberto, utilizar sempre a capa térmica.

Foto: web

Já o aquecedor a gás, funciona de forma precisa, mantendo a temperatura sempre igual, conforme desejada. Seu primeiro aquecimento leva cerca de 24 horas, funcionando da seguinte maneira: através da queima do gás natural ou GLP, uma serpentina é aquecida, onde a água passa e retorna a piscina. Seu consumo é equivalente ao de dois chuveiros á gás, consumindo cerca de 2,2 kg de gás por hora. Sua instalação pode se mostrar um pouco mais cara, pois necessita de um profissional habilitado, respeitando á norma técnica NBR 13.103. Por último, temos o aquecedor solar. Sua instalação pode ser das mais caras, pois necessita de profissionais especializados. Seu método de funcionamento age de forma onde as placas instaladas, durante toda a extensão da piscina, captam a energia proveniente do sol, transformando-a em calor. Este calor é repassado à água, que circula entre as placas e o tanque. A vantagem deste método é a poupança do gasto de energia, que é nulo. As placas devem estar voltadas para o norte, sendo este método o ideal para locais banhados por muito sol. Estes diferentes tipos de aquecedores podem ser combinados entre si, conforme a necessidade de cada proprietário, aproveitando a qualidade de cada um. Para isso, basta analisar qual o melhor para a sua piscina, adequando orçamento à praticidade e necessidade.   Peça seu orçamento na Sol e Ar e descubra como é fácil ter um piscina aquecida neste inverno. Acesse: www.mundoagua.com.br  

Solicite um orçamento (Preenchimento obrigatório)