Como economizar a água da piscina

Saiba como evitar a perda de água da piscina

Realizar corretamente a manutenção de uma piscina permite que a água, um dos bens mais preciosos do ser humano, seja poupada. Em épocas como o verão, o consumo de água aumenta em até 40% e com a falta de chuva nos reservatórios de água e usinas hidroelétricas, é necessário que haja uma economia de água.

Ações simples como fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar a louça, não lavar a calçada com a mangueira e desligar o chuveiro ao ensaboar são algumas meninas que contribuem para o bom uso e economia de água. Piscinas residenciais consomem em medis 30 a 100m³ de água e são necessárias atitudes para evitar o desperdício de água e garantir a economia. Veja abaixo algumas dicas de como economizar a água da íscina:

Bomba e filtros

Revise os filtros e a bomba regularmente, pois seu mau funcionamento interfere negativamente na qualidade da água, além de elevar o consumo de água e energia para fazer o bombeamento. Certifique sempre se os filtros e a bomba estão funcionando perfeitamente ou se não há fugas de água ou vazamentos.

Evaporação

A evaporação da água é responsável por até 3785 litros de água perdida ao mês. Uma alternativa é colocar uma capa protetora com cobertura plástica sobre piscina. Essa medida reduz a perda de água em até 90%, além de manter a piscina livre de folhas, gravetos e outras sujeiras. Mantenha a piscina coberta quando não a estiver utilizando.

 Limpeza

A limpeza regular da piscina requer menos troca de água. Realize a limpeza da superfície com o auxílio de peneiras adequadas, faça a aspiração das sujeiras do fundo, filtre a água por pelo menos 6 horas e faça o ajuste do cloro, alcalinidade e PH sempre que for preciso.

Transbordos

Outro grande responsável pelo desperdício de água são os transbordos. Uma dica para evitar isso é não exceder o nível indicado pelo fabricante e, ao encher a piscina, deixar 10 a 15 cm abaixo do nível das bordas. Essa atitude evitará que a água da sua piscina transborde desnecessariamente.

Solicite um orçamento (Preenchimento obrigatório)