Engenheiro Químico e piscina: entenda qual a relação dos dois

Engenheiro Químico e piscina: entenda qual a relação dos dois

Uma das profissões mais importantes quando falamos em manutenção de piscinas é a de engenheiro químico. Responsável por desenvolver produtos e processos para a indústria, esses profissionais oferecem ao mercado subsídio necessário para sua piscina estar sempre limpinha. Para homenagear os engenheiros, foi instituído no dia 20 de setembro de 2002, pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Dia do Engenheiro Químico. Desde então a data serve como marco para discutir os rumos da profissão.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre o engenheiro químico, vamos falar dos produtos idealizados por eles, primordiais na manutenção das piscinas:

Cloro: Mesmo depois de filtrada, a água continua com alguns microrganismos. A função do cloro é justamente combatê-los. A eliminação desses microrganismos ocorre por meio de uma reação química, que os deixa oxidados e inofensivos.

PH: O valor ideal para a piscina é entre 7.2 e 7.6. Se esse número estiver acima ou abaixo do valor adequado, a água e a piscina podem apresentar alguns problemas. Se estiver abaixo de 7.2, a água ficará corrosiva e poderá irritar os olhos, além de aumentar a probabilidade de destruir as partes metálicas que existem no filtro e na bomba. Já acima de 7.6, a água fica turva e obstrui os acessórios e o filtro da piscina. Por isso, o ideal é manter o pH dentro do valor adequando e garantir a qualidade da água.

Algicida: Provavelmente você já se deparou com água esverdeada em uma piscina. Essa coloração, além de transmitir a clássica sensação de água suja, também favorece a proliferação de algas. Por isso a importância da algicida. O componente químico fará o trabalho de eliminar essas água e garantir águas cristalinas na sua piscina.

Decantador: Sua função é basicamente fazer a sujeira descer, facilitando assim a remoção. Após colocar o líquido na água, é ideal manter a piscina interditada por um tempo (inclusive desligar a bomba) para garantir o efeito.

Limpa Bordas: Uma coisa que incomoda muito quem utiliza piscina é aquele aspecto oleoso das bordas. Mas saiba que existe um detergente desenvolvido para não alterar a química da água. Assim, você garante água e bordas da piscina sempre limpas.

EXTRA! Curiosidade

Sabe o famoso Prêmio Nobel? Aquele que premia pessoas que tenham dado uma grande contribuição para a humanidade. Pois é, sua criação é fruto do desejo de um dos químicos mais famosos de todos os tempos e considerado o pai da engenharia química, Alfred Nobel. Após sua morte, foi atendido um dos pedidos de seu testamento que era a criação de uma premiação reconhecendo o mérito de pessoas inspiradoras. Legal, né?

No blog da Sol&Ar você tem acesso a outros conteúdos relacionados ao universo das piscinas! [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Fechar Menu